Brincadeiras e Brinquedos tipicos do Pará
Por todo o País são inúmeras as brincadeiras apreciadas palas crianças, elas demonstram as características sociáveis , onde procuram outras crianças com o intuito de se divertir, resta salientar que na maiorias das brincadeiras,há restrições quanto as regras estabelecidas pelas próprias crianças , ou seja em algumas brincadeiras apenas os meninos podem brincar com meninos, e em outras apenas as meninas podem brincar com meninas.As características da expressividade e senso lúdico das crianças são bastante trabalhadas nestas brincadeiras.O que mais é valorizado é a participação da criança que quer brincar, entre as diversas brincadeiras praticadas em todo o brasil algumas brincadeiras Paraenses se destacam como:
Roubo da Melancia- Melancias são frutas grandes e, portanto, difíceis de carregar. Vencer esse desafio é a missão do ladrão, responsável por levar para a área demarcada todas as melancias da plantação. As frutas, nesse caso, são outras crianças, que ficam agachadas no chão. Quando abordadas pelo ladrão - representado por outra criança -, elas não podem resistir, devem dar o braço e acompanhá-lo. Só quem pode salvá-las é o dono da plantação, com a ajuda do cachorro. Eles devem rondar as melancias e evitar o bote.
Curupira- Formar um círculo com no máximo 15 crianças. Duas delas ficam no meio da roda: uma com os olhos vendados, representando o curupira, e a outra começa a brincadeira com a pergunta "O que é que tu perdeu?". O guardião das matas pode responder que perdeu o relógio, a avó, o que quiser. Todas as crianças da roda fazem a mesma pergunta e, quando chega o último participante, indaga o que o curupira quer comer. É aí que ele tira a venda e vê que não tem a comida que pediu, então corre atrás dos demais. Quem for pego passa a ser presa ou passa a responder às perguntas
Peteca- Consiste em uma roda com pelo menos três integrantes. Quem vai começar segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo para cima com a outra, lançando-a para um dos outros. Ao receber o brinquedo, essa criança o rebate, passando adiante. Quando alguém deixa a peteca cair, sai da brincadeira. Também é possível brincar sozinho, jogando a peteca para cima o máximo que conseguir.
Tucuxi-Aqui a festa é na água! Formam-se dois grupos, representando os botos e os pescadores. Os botos entram na piscina, mergulham e boiam, enquanto os pescadores, de fora, tentam acertá-los com as flechas (representadas por macarrões de espuma). Quem for flechado morre ou, se quiser, troca de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário